florestas

Floresta dos plátanos, choupos, freixos, faias, salgueiros, olmos, oliveiras, castanheiros, carvalhos, sobreiros, azinheiras, pinheiros bravos e mansos....
Um blog para seres da floresta, do deserto, dos grandes mares, das planícies, das montanhas, dos rios, das rias, das cidades... não acessível a tias!

domingo, janeiro 16, 2005

Quando a Micá decidiu

Quando a Micá decidiu que ia ser Ministra da Educação, o país ainda era pequenino e continuou a ser depois disso. Não há país que cresça por causa de qq decisão da Micá. Aliás, parece evidente que pouca coisa crescerá por existir Micá ou por ela decidir... Por exemplo, se ela decidisse pôr-se nua na Av. 5 de Outubro, o trânsito não ia ser mais, os homens que passam no passeio não iam aumentar, os alfaiates não iam fazer calças maiores, as revistas sexy não iam ter tiragens extra, os cirurgiões plásticos não teriam mais trabalho, já há muito que tiram mamas dos joelhos para recolocar nos umbigos. Nada seria diferente! A não ser os concursos de professores! Aí, sim, as alterações seriam profundas. Se a Micá decidisse, as vagas abriam, os boletins eram simples, as slots funcionavam, as colocações aconteciam! As vagas abriam porque os professores morriam, os boletins eram simples porque qq professor poderia leccionar qq grupo, os slots funcionavam porque é uma questão de sorte, as colocações aconteciam se as cadeiras estivessem disponíveis e, às vezes até estão, as pssoas é que não se querem assentar.

Concurso de 2005

Ecce Rui - ( 13-01-2005 )O concurso de 2005 vai começar mais cedo, provavelmente ainda em 2005, o que é um avanço substancial em relação ao concurso de 2007 que só começará em 2007. Esta situação representa dois anos de atraso relativamente ao de 2005 que começará dois anos mais cedo. Foram as melhorias introduzidas por esta equipa ministerial no processo de concursos que permitiram antecipar o concurso de 2005 para o ano de 2005, a fim de que ele comece e acabe muito antes do concurso de 2007. O rigor nos prazos é um fundamento da actuação governativa, como se pode ver no que toca ao concurso de 2005, que se iniciará em 2005, em clara antecipação ao de 2007.

Mobiliario

Zé do Boné - ( 16-01-2005 ) A estas horas está a Micá sentada no sofá a dizer ao Micado que está desconfortável, as hemorróidas não a largam, o traseiro está estragado, não devia ter usado mobiliário emprestado, o do ME é uma ME, pocaria, queria dizer e é nisto que dá a gente sentar-se em qq lado, um sábado mal passado, sentado de lado e tudo po causa dos pofessoes. Que arrelia

quinta-feira, janeiro 06, 2005

Genéricos

Ecce Rui - ( 06-01-2005 ) Afinal não há Micá, afinal não há auditoria, afinal não há concurso, afinal não há educação, afinal não há anão sarnento, afinal é tudo ficção, a gente é que não percebeu... Era um filme, rodado (Dom rodare, a semelhança é apenas fonética) na altura em que Portugal era um décimo de país (se calhar é muito). Foi uma época recente do nosso quotidiano, vivida virtualmente! Não houve erros, ninguém ficou longe de casa, ninguém ficou sem emprego. Quem vai explicar isto tudo no parlamento é o Sr. Antunes (parece que é o único que é real), já que o governo virtual decidiu que quem escolhe o personagem explicador é ele... Se fosse um caso de guerra, explicava o Sr. Culatra, se fosse um caso de Justiça, explicava o Sr Direito, se fosse um caso de Saúde, explicava o Sr. Soro...! Como é um caso de Educação, explica o sr. Antunes, que fechava as portas do ME, à noite, qd saíam os realizadores do filme. Na realidade o Sr. Antunes é um genérico da ...Educação.

quarta-feira, janeiro 05, 2005

A Renex Educativa

Ecce Rui - ( 05-01-2005 ) Não venho aqui falar de rinites, para esse efeito devem os colegas consultar www.rinitesdeassoar.com! Estou apenas a querer dar o meu contributo para a divulgação do serviço educativo que a Renex põe ao dispor dos seus utilizadores. É fácil com a Renex aumentar os conhecimentos de Geografia, de História, de Artes ou outros...Professor que viaje na Renex, para ir dar aulas, na outra ponta do país, por exemplo, enriquece a sua bagagem cultural nestes domínios... O mesmo acontece ao professor que viajar para se dirigir a Lisboa, à DGRHE! Este então ganha experiência de vida, fica a saber que a Renex também o transporta a locais exóticos e o faz entrar em contacto com a vida selvagem e com animais que julgava extintos. Depois de viajar na Renex quem precisa de fazer acções de formação? Só alguém muito mal intencionado!

Slots

Ecce Rui - ( 05-01-2005 ) A minista dedica-se ao jogo. É um facto pouco conhecido, mas ainda assim um facto da vida real. Uma espécie de acontecimento da Quinta das Celebridades só que verdadeiro. Mandou instalar slots no ME para melhor fazer a gestão dos concursos. Pensando bem pode até ser um "upgrade" no sistema e os concorrentes sempre têm alguma diversão. Vão ao ME, puxam a alavanca e logo vêem onde foram colocados. Isto só em Agosto, mas até isto é bom porque ninguém está de férias e assim toda a gente se pode apresentar imediatamente de modo a que o ano lectivo se inicie a 1 de Janeiro. Mas pode-se começar a consultar a astróloga mais próxima em Março: ela dirá se se tem sorte ao jogo ou não. O problema reside apenas em não haver redimensionamento de quadros, vagas só por aposentação ou morte... Mas como agora ninguém se reforma e a esperança de vida aumentou... o melhor é começar a treinar, a jogar e... a rezar!

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Concursos23!

Ecce rui - ( 03-01-2005 ) - Eu cá concorri. Concorri a Moderador, a Ministro da Educação, a Orientador de Moderadores e de Ministras, concorri até a professor, desses que dão aulas em escolas, mas não mudei de situação. Fiquei situado onde já estava assentado, o que é mau, mas muito melhor do que querer ficar sentado num lugar em que as cadeiras passam a vida a fugir. Não porque não haja quem ocupe as cadeiras, há até quem faça danças com elas, mas só porque o fabricante dos assentos não fabrica mais nada, porque a CE lhe pagou para não usar a madeira e o durex para não usar os açores. Ou seja não há artesanato, nem vida selvagem...! Isto até podia não ser mau, podia ser um pequeno incidente, uma vez que o país é pequeno...! Mas não é! É um problema grave dada a quantidade de bos_ta que o país pequeno produz. E o mais grave é não saber se quem vai limpar está a contrato, pertence a uma zona, ou é efectivo de uma bos-ta regular, quotidiana...! Ora, bos_tas!

sábado, janeiro 01, 2005

Moderação 2005

Moderação 2005 - Ecce Rui - ( 01-01-2005 ) Entrámos em 2005 e este deve ser um ano de moderação. Vou moderar-me. Não vou dizer mal do moderador, nem da sua moderação, não vou insultar o Tino, nem o Bilo, nem dizer que a Geada queima... Não vou! Não vou falar da Micá, nem do facto de ela confundir o verniz das unhas com corrector, nem mesmo das suas tiradas, nem mesmo da sua educação... Não vou dizer que a Micá não sabe da única coisa que tratou, que foi dos concursos. Não vou afirmar que a Micá não Con(p)ta. Nem sequer vou dizer que ela não espirra (ATXim). Vou ser moderado! Vou só dizer que ela é um caso que precisa de ser reciclado, um momento de um passado mal passado. Vou só dizer que por haver Micá, Educação não há... nem haverá! É que a dita é ignorante, mas a moderação diz-nos que devemos dizer que a senhora vai estudar os dossiers, se descobrir como se desbloqueia a mola de aperto das folhas... Desbloqueia-se com moderação, toda a a gente sabe!
A maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida.
Miguel Torga

procure outras florestas, outras árvores, não hesite...