Muito Ocupado - ( 26-09-2005 )Eu cá não sei onde pára a educação, mas a última vez que a vi ia a ser arrastada pelo chão nos corredores do ministério. Não é importante porque também ninguém quer saber do assunto, o que interessa mesmo é a ocupação e a produção. Eu hoje tenho os alunos da minha escola muito mais ocupados e produzo muito mais. Ainda hoje produzi 7 ocupações numa hora e mais 8 noutra. Os miúdos adoram estar ocupados e eu adoro produzir ocupações. Os miúdos andam ocupados a pensar como era a escola em que também podiam brincar. Eu tenho ocupado o meu tempo a dizer aos meninos ocupados que já houve uma época em que a escola tinha espaço para brincar... Mas vou mudar de estratégia ou de terminologia. Ou os deixo brincar ocupadamente, lá fora, onde há sol..., ou chamo "canseiras" a estas ocupações selvagens e descanso... Descanso nas aulas de 29 meninos que ocupam os seus tempos em 11 disciplinas ou áreas e nos 21 781 16 00 sítios de ocupação que a escola oferece. Não atende??? É porque está ocupado!!!
Uma circular, penso que a 2ª circular, do MEEE, dá instruções às escolas para que até 15 de Outubro apresentem o plano de ocupação dos alunos nos intervalos. Os espaços a preencher incluem as casas de banho, o bufete, a papelaria, o posto médico. Há necessidade de organizar as escolas e não é aceitável que os alunos estejam desocupados nos intervalos. Assim, têm de decidir: ou fazem uma mijinha, ou comem um croquete e uma batatinha, ou compram folhinhas para gastarem nos espaços de ocupação, ou ficam com uma enorme dor de cabeça. Mas tudo organizado! Agora, decidam-se!
Na Escola Básica 1,2,3,4,5,6,7,8,9 Milu RóRó, um programa informático, já chocado pelo choque tecnológico, gerou para a turma A do 5º ano o seguinte plano de ocupação para o primeiro intervalo da manhã: alunos 1 a 7 vão mictar nos 7 urinóis disponíveis (isto se forem todos rapazes, para raparigas espera-se o contributo duma programa informática já chocada pelo mesmo choque); alunos 8 a 15 compram sandes de torresmos com o cartão magnético; alunos 16 a 23 usam o cartão magnético para tratarem do número de contribuinte ( na perspectiva de que um dia se terão de reformar...) ; alunos 24 a 29 fazem força nas sanitas, mesmo que não tenham vontade, porque nesse dia já não terão outra oportunidade...! O programa que gerou este plano está correntemente a gerar outros, para outras turmas, de modo a que a circulação dos alunos se faça sem perturbar o normal funcionamento dos intervalos!