florestas

Floresta dos plátanos, choupos, freixos, faias, salgueiros, olmos, oliveiras, castanheiros, carvalhos, sobreiros, azinheiras, pinheiros bravos e mansos....
Um blog para seres da floresta, do deserto, dos grandes mares, das planícies, das montanhas, dos rios, das rias, das cidades... não acessível a tias!

segunda-feira, setembro 26, 2005

Escolham os leitores


Muito Ocupado - ( 26-09-2005 )Eu cá não sei onde pára a educação, mas a última vez que a vi ia a ser arrastada pelo chão nos corredores do ministério. Não é importante porque também ninguém quer saber do assunto, o que interessa mesmo é a ocupação e a produção. Eu hoje tenho os alunos da minha escola muito mais ocupados e produzo muito mais. Ainda hoje produzi 7 ocupações numa hora e mais 8 noutra. Os miúdos adoram estar ocupados e eu adoro produzir ocupações. Os miúdos andam ocupados a pensar como era a escola em que também podiam brincar. Eu tenho ocupado o meu tempo a dizer aos meninos ocupados que já houve uma época em que a escola tinha espaço para brincar... Mas vou mudar de estratégia ou de terminologia. Ou os deixo brincar ocupadamente, lá fora, onde há sol..., ou chamo "canseiras" a estas ocupações selvagens e descanso... Descanso nas aulas de 29 meninos que ocupam os seus tempos em 11 disciplinas ou áreas e nos 21 781 16 00 sítios de ocupação que a escola oferece. Não atende??? É porque está ocupado!!!
Uma circular, penso que a 2ª circular, do MEEE, dá instruções às escolas para que até 15 de Outubro apresentem o plano de ocupação dos alunos nos intervalos. Os espaços a preencher incluem as casas de banho, o bufete, a papelaria, o posto médico. Há necessidade de organizar as escolas e não é aceitável que os alunos estejam desocupados nos intervalos. Assim, têm de decidir: ou fazem uma mijinha, ou comem um croquete e uma batatinha, ou compram folhinhas para gastarem nos espaços de ocupação, ou ficam com uma enorme dor de cabeça. Mas tudo organizado! Agora, decidam-se!
Na Escola Básica 1,2,3,4,5,6,7,8,9 Milu RóRó, um programa informático, já chocado pelo choque tecnológico, gerou para a turma A do 5º ano o seguinte plano de ocupação para o primeiro intervalo da manhã: alunos 1 a 7 vão mictar nos 7 urinóis disponíveis (isto se forem todos rapazes, para raparigas espera-se o contributo duma programa informática já chocada pelo mesmo choque); alunos 8 a 15 compram sandes de torresmos com o cartão magnético; alunos 16 a 23 usam o cartão magnético para tratarem do número de contribuinte ( na perspectiva de que um dia se terão de reformar...) ; alunos 24 a 29 fazem força nas sanitas, mesmo que não tenham vontade, porque nesse dia já não terão outra oportunidade...! O programa que gerou este plano está correntemente a gerar outros, para outras turmas, de modo a que a circulação dos alunos se faça sem perturbar o normal funcionamento dos intervalos!

Portugueses de excepção!




Português Suave - ( 24-09-2005 ) Não há dia em Portugal em que não se reforme mais um português de excepção. São pessoas excepcionais que, por i$$o, pela sua devoção à $oisa pública, merecem o devido descan$o, uma reforma descan$ada e, simultaneamente, activa noutro job qualquer. E descan$am dos dois lados... São portugueses que trabalham tanto que o seu trabalho conta a dobrar!!! São servidos por uma multidão maior que trabalha até mais tarde por pouquinho dinheiro, para eles poderem descansar mais cedo com muita ma$$a e ganhar ainda mais massa "trabalhando(ihihihih)" para outro descan$o. E assim é que deve ser!!! Num país justo é assim que as coisas se passam. Vivam os portugueses excepcionais!!!
Estes portugueses excepcionais são excepcionais até nas coisas básicas das suas vidas, senão vejamos: se um destes portugueses for obrar, o tempo em que obra (mais demorado se sofrer de obstipação) conta-lhe em duplicado para a reforma; mas o mesmo acontece se um destes heróis nacionais tiver um fulgor activo com uma das secretárias, o tempo de fulgor activo será duplamente compensado no tempo e dinheiro de descanso ( a única reserva que se conhece é a possibilidade de o dito sofrer de ejaculação precoce, caso em que o tempo conta muito menos, mas ainda assim a dobrar)!

terça-feira, setembro 06, 2005

Os cal(ç)ões

Os professores são uns calões, Lesma, aproveitaram o exemplo do cofee break e só puseram 4 horitas no horário. Para o ano já não vai ser assim, para o ano faço dois cofee breaks, depois quero ver o que eles fazem, ahhh!! Sim, direi mesmo mais, Ródrigues, exmª ministra, os professores são uns calões...!!! Devíamos congelar-lhes os ordenados, aumentar-lhes a gasolina, obrigá-los a pagarem os paus de giz que se partem, cobrar-lhes uma percentagem das prendas que recebem, multá-los por cada nível dois... Pedrita No Rim que entrara distraidamente no gabinete, disse: Direi mesmo mais, Milu Miró Ródrigues, exmª ministra, tenho ali nas escadas um grupo de professores que pergunta se pode dar aulas de calções... Dizem que já não ganham para calças...! Cal(ç)ões, não querem ir à loja, é o que é! Faça aí um despacho, Lesma: "Os professores não têm c......alções!" Despachou, Lesma? Está despachado, pode ir!!


quinta-feira, setembro 01, 2005

Matérias a leccionar em horários de uma e duas horas (circular do ME 1 ou 2/ 2005 ou 2006Um ou Dois???

Variar nunca fez mal a ninguém, avariar sim, mas não é o caso!!! Como há professores colocados em horários de 1 e 2 horas e as disciplinas têm maior carga horária, o ME sugere a divisão de matérias por diferentes professores na mesma situação, para variar, não cansar e tornar as aulas mais apelativas para os alunos. O ME elaborou apresentações PPT, com coffee break, em que dá exemplos de como levar à prática esta inovação pedagógica. Em Português, um professor dá os determinantes e os nomes, o outro os verbos e os adjectivos, tudo coordenado de modo a que os alunos possam fazer frases mais ricas ao fim de 15 semanas [A(det) ministra (nome)] + [lixou(verbo) os professores preguiçosos (adj)]. Esta frase complexa será obtida pelos alunos na sequência do trabalho em parceria de dois professores com dois horários de duas horas .
Em História ,o primeiro professor ensina o D. Afonso Henriques e a sua hábil e feroz luta pela reconquista, o segundo professor chega mesmo a afirmar que ele teve mãe e que se ele não lhe bateu mais, isso se deveu ao facto de o professor que ensina esta matéria não se poder alargar nas explicações porque só tem duas horas para tratar de wrestling.
Em Ciências, o primeiro professor lecciona os conteúdos da função sexual, o segundo aborda os da disfunção eréctil, servindo-se para o efeito de apresentações promocionais de firmas de gessos e de talas que assinaram o protocolo de prestação de serviços com o ME.
Em Matemática, a divisão de conteúdos afigura-se mais simples, dividir sempre fez parte da Matemática. Assim o primeiro professor ensina a adição, a subtracção e a multiplicação, o outro ensina a divisão, usando exemplos da própria profissão: quantos ministros são precisos para dividir os professores???
A maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida.
Miguel Torga

procure outras florestas, outras árvores, não hesite...