florestas

Floresta dos plátanos, choupos, freixos, faias, salgueiros, olmos, oliveiras, castanheiros, carvalhos, sobreiros, azinheiras, pinheiros bravos e mansos....
Um blog para seres da floresta, do deserto, dos grandes mares, das planícies, das montanhas, dos rios, das rias, das cidades... não acessível a tias!

segunda-feira, setembro 26, 2005

Escolham os leitores


Muito Ocupado - ( 26-09-2005 )Eu cá não sei onde pára a educação, mas a última vez que a vi ia a ser arrastada pelo chão nos corredores do ministério. Não é importante porque também ninguém quer saber do assunto, o que interessa mesmo é a ocupação e a produção. Eu hoje tenho os alunos da minha escola muito mais ocupados e produzo muito mais. Ainda hoje produzi 7 ocupações numa hora e mais 8 noutra. Os miúdos adoram estar ocupados e eu adoro produzir ocupações. Os miúdos andam ocupados a pensar como era a escola em que também podiam brincar. Eu tenho ocupado o meu tempo a dizer aos meninos ocupados que já houve uma época em que a escola tinha espaço para brincar... Mas vou mudar de estratégia ou de terminologia. Ou os deixo brincar ocupadamente, lá fora, onde há sol..., ou chamo "canseiras" a estas ocupações selvagens e descanso... Descanso nas aulas de 29 meninos que ocupam os seus tempos em 11 disciplinas ou áreas e nos 21 781 16 00 sítios de ocupação que a escola oferece. Não atende??? É porque está ocupado!!!
Uma circular, penso que a 2ª circular, do MEEE, dá instruções às escolas para que até 15 de Outubro apresentem o plano de ocupação dos alunos nos intervalos. Os espaços a preencher incluem as casas de banho, o bufete, a papelaria, o posto médico. Há necessidade de organizar as escolas e não é aceitável que os alunos estejam desocupados nos intervalos. Assim, têm de decidir: ou fazem uma mijinha, ou comem um croquete e uma batatinha, ou compram folhinhas para gastarem nos espaços de ocupação, ou ficam com uma enorme dor de cabeça. Mas tudo organizado! Agora, decidam-se!
Na Escola Básica 1,2,3,4,5,6,7,8,9 Milu RóRó, um programa informático, já chocado pelo choque tecnológico, gerou para a turma A do 5º ano o seguinte plano de ocupação para o primeiro intervalo da manhã: alunos 1 a 7 vão mictar nos 7 urinóis disponíveis (isto se forem todos rapazes, para raparigas espera-se o contributo duma programa informática já chocada pelo mesmo choque); alunos 8 a 15 compram sandes de torresmos com o cartão magnético; alunos 16 a 23 usam o cartão magnético para tratarem do número de contribuinte ( na perspectiva de que um dia se terão de reformar...) ; alunos 24 a 29 fazem força nas sanitas, mesmo que não tenham vontade, porque nesse dia já não terão outra oportunidade...! O programa que gerou este plano está correntemente a gerar outros, para outras turmas, de modo a que a circulação dos alunos se faça sem perturbar o normal funcionamento dos intervalos!

2 comentários:

Maria Lisboa disse...

Falando de ocupações. um dia destes, lá no forum, a maria Albertina perguntava pela Sra. Dª Dra. Exma Ana silva Ferreira de Ferreira. Eram já quase duas da manhã. Tive que lhe explicar o que se passava ... mas para melhor compreenderem aqui vai a resposta:
"Sabe? A Dona dótôra estava a modos que mûto estôradita e fô-se arrecostar. Sabe, é ca nossa patroa é mûto boazinha ... aquela santa, abençoada sêja! ... é tâ nossa amiga!!! coitadinha!!! vêja lá bem , a amiga, atã nã é quela nos arranjô um centro de tempos livres lá no trabalho!!!! um atelê, como vocemecês chamam agora! Andamos todos dum lado pró outro! Apoiamos ... substituimos ... dinamizamos ... entretemos ... ocupamos ... e lá mêmo no meiinho trabalhamos um bocadinho! ó, miga! É tã divertido!!! Só tem um contra! ... ficamos tã cansaditos que nã dá pra mai nada! ... oh!!! que patroa tã boa que nós temos!!!!" ... Pois é!!! Tem sido tão bom! ... temo-nos divertido todos tanto! e no que respeita a trabalho, estas substituições são do melhor - ocupam-nos o tempo todo ... ah!!! trabalho?! ... não sei ... não tenho tido tempo para isso!!! ... tenho andado ocupada!!!!

(Pa)Ciência disse...

Gostei do texto... e do diagrama floralque o ilustra tb ;)

A maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida.
Miguel Torga

procure outras florestas, outras árvores, não hesite...