florestas

Floresta dos plátanos, choupos, freixos, faias, salgueiros, olmos, oliveiras, castanheiros, carvalhos, sobreiros, azinheiras, pinheiros bravos e mansos....
Um blog para seres da floresta, do deserto, dos grandes mares, das planícies, das montanhas, dos rios, das rias, das cidades... não acessível a tias!

domingo, dezembro 10, 2006

Debate

O debate sobre temas da educação está obsoleto. O Ministério não o diz, mas age como se esta fosse uma verdade absoluta, tão absoluta que o tema não o preocupa! Isso é preocupante, mas para os responsáveis é irrelevante!
Temos um ME actuante, de falta de legislação ninguém o pode acusar, mas submetido a uma lógica empresarial, que obviamente nada tem a ver com as escolas.
Adoptaram-se chavões "novos" - racionalização de meios, produtividade, empreendedorismo, eficácia, polivalência, mobilidade, excelência e outros - todos eles medidos por indicadores "estatísticos", que deixam de fora muito do que se passa nos sítios em que a educação se faz...
Deixa-se de fora o que de "Humano" se passa nas escolas. Esqueceu-se o manancial de motivação e de vontades que faz funcionar parte substancial do sistema.
Reduzidos a exercícios aritméticos e estatísticos que têm à força de dar certo, alunos, professores e funcionários veêm-se enredados numa teia...
Uma teia que apenas espera deles que não dêem muita despesa, sejam eficazes mas sem saberem bem em quê...
Em tudo?
Em que partes têm de ser excelentes? Em todas?
Ou aponta-se para a excelência com o claro objectivo de que não se atinja e se possa, deste modo, "racionalizar os custos"?
Como vai longe a "Formação Cívica" que a escola devia prestar...
Como está longe o papel de "Ensinar" que a escola devia ter...
Quem se interessa por isto?
O ME não! A sociedade, aparentemente, também não, presa que está da pressão dos discursos manipuladores de quem não quer que o cidadão pense!

"O homem, meu general, é muito útil:
Sabe voar, e sabe matar
Mas tem um defeito
- Sabe pensar"

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

"A sociedade, aparentemente, também não, presa que está da pressão dos discursos manipuladores de quem não quer que o cidadão pense!"
Há que cortar as amarras do pensamento! Há que cortar as amarras do pensamento! Com professores vigilantes a manipulação será mais difícil. Força companheiro!

Maria Lisboa disse...

Educação? Humano? Motivação? Vontade? Trabalho com alegria? Formação Cívica?
Que palavras estranhas usas? Ainda terão conceitos subjacentes?

Passámos das mãos dos eduqueses para as mãos dos sociogestoneses...
Agora, as palavras-chave são as que referiste: "racionalização de meios", "produtividade", "empreendedorismo", "eficácia", "polivalência", "mobilidade", "excelência" ... acrescente-se uma pitada de "boas práticas", um pouco de "ranking", "horas cheis de nada", e temos a sociologia socializante de uma sociedade dessocializadamente perdida. De que falamos?... não faço a mínima ideia quando falamos destes conceitos aplicados à educação...

Ah! Debate?! Disso também não sei... não vi nada... não ouvi nada...
Só sei de (quem) bate...bate... bate... e tambem sei de (quem) apanha... apanha... apanha!!!

A maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida.
Miguel Torga

procure outras florestas, outras árvores, não hesite...