florestas

Floresta dos plátanos, choupos, freixos, faias, salgueiros, olmos, oliveiras, castanheiros, carvalhos, sobreiros, azinheiras, pinheiros bravos e mansos....
Um blog para seres da floresta, do deserto, dos grandes mares, das planícies, das montanhas, dos rios, das rias, das cidades... não acessível a tias!

sexta-feira, novembro 10, 2006

Respeitinho!













Esta coisa começou mal!
É que tenho tendência a ficar chateado quando me chamam calaceiro, preguiçoso e outros dichotes...
Já ficaria se fosse um gajo qualquer da rua que me chamasse isso, mas fico mais quando é a ministra que o afirma, ou que o dá a entender, ou que o insinua.
Fico chateado!
Não que isso tenha uma importância por aí além, mas fico...
E se ao gajo da rua eu responderia com argumentos de pacifista em dia de greve, à ministra perdi-lhe o respeito... totalmente!
Não gosto de ser insultado, chateia-me ser insultado, aborrece-me!
E mais, ainda gosto menos de ser subvalorizado para me poderem legalmente roubar! Aborrece-me muitíssimo!
Ora é isto tudo que o novíssimo ECD consagra! A desvalorização completa de uma profissão que é composta, segundo a tutela, por profissionais parasitas, calaceiros e preguiçosos e, por isso, têm de ser castigados, têm de ficar Aqui Parados...! Ou isso, ou têm de ser reeducados, com base na ética do trabalho em excesso e despropositado que os há-de libertar... para uma estagnação na progressão.
Não se pode oficialmente progredir porque isso sai caro!
Preparou-se o terreno nos media, mandaram-se alguns comentadores dizer que assim é que deve ser, alguns economistas de renome (os mesmos que puseram Portugal no leque dos países mais ricos da UE) juraram a pés juntos que nem pode ser de outra maneira, excelentes são só alguns e basta saber fazer contas para saber quantos são (é isso que ensina a mãe de todas as ciências, a mais importante, a Economia, e a tia, a Política, não contradiz).
Ora bolas, isto chateia-me, mas isto é a mim que sou popular (do povo) e que queria progredir e não posso.
Era como dizer ao Miguel Sousa Tavares, querendo ele escrever o Equador, que não podia passar do Bojador. O tipo não ia gostar! E às tantas havia de se queixar de falta de respeito e afirmar que queria ser respeitado e que queria liberdade para progredir até ao Equador!
Pois bem, a falta de respeito para com os professores é total!
É mesmo um caso exemplar, em que os responsáveis se dão ao luxo de desconsiderar publicamente uma classe inteira de profissionais, a bem do país e da nação!
De que país e de que nação estarão a falar? Do país da corrupção, dos privilégios, da nação dos amigos?
Confesso-me pouco inteligente para entender os nossos governantes. Mas digo também que não sou nem nunca fui loiro!
Mas o respeitinho é bonito e eu gosto!

Se não o tiver, dispenso-me de o exercer!

1 comentário:

Maria Lisboa disse...

Estes srs deviam ter sido alunos da minha escola... o que não aconteceria de certeza porque a escola é demasido "rasca" para tão boa gente...

Se o tivessem sido, teriam recebido, no ínicio do ano, uma "caderneta" onde se diz que: se queres ter o direito de ser respeitado tens o dever de respeitar.

Talvez não fizesse muito efeito com eles, como também não o faz com muitos dos alunos que preferem seguir os exemplos que lhes dão os governantes que falam na TV, do que os dos professores que esses governantes dizem que não prestam.

E assim, todos os dias, vamos perdendo um pouco da dignidade que este povo levou anos a conquistar!

A maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida.
Miguel Torga

procure outras florestas, outras árvores, não hesite...